Pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos

Como combater e controlar ectoparasitas?

Nas estações mais quentes a proliferação de pulgas e carrapatos aumenta bastante e pode atingir nosso animais de estimação. A maioria dos produtos disponíveis no mercado são eficazes no combate a esses parasitas, mas a solução do problema só é possível com uma associação desses produtos.

Deve-se utilizar medicamentos nos animais e também produtos no ambiente (quintal, casinha, caminha e até mesmo dentro de casa). Nos pets podemos utilizar diversos tipos de produtos: sprays, pipetas pour-on, comprimidos, shampoos… O ambiente deve ser pulverizado pelo menos quatro vezes – uma vez por semana – para interromper o ciclo de vida das pulgas e dos carrapatos.

Após um mês de tratamento, devemos pensar na prevenção de uma nova infestação. Coleiras antiparasitárias e pipetas são bastante indicadas para controlar e prevenir. Todos os produtos de prevenção agem quando o carrapato ou a pulga picam o animal. Mas lembre-se: não há produto que evite o contato do parasita com o animal! Portanto, mantenha o ambiente desinsetizado e ao sair para passear fique atento a possíveis locais infestados e evite-os.